Lagoa do Sumidouro e Gruta da Lapinha

Lagoa do Sumidouro e Gruta da Lapinha

Atrações: Parque do Sumidouro, Gruta da Lapinha e Museu Lund.

A Caminhada que compõe o circuito é uma trilha interpretativa, com placas informativas sobre o local e complementa a visita à gruta. O turista sai da porta da Gruta da Lapinha, percorre a lateral do maciço calcário, percorrendo por regiões onde se efetua a prática da escalada e atravessa o maciço através de uma caverna sem iluminação, a chamada Gruta da Macumba. A fauna é igualmente rica e nela encontram-se mico estrela, raposa, tatu galinha, tatu peba, veado catingueiro, gato do mato e tamanduá colete.

O paleontólogo dinamarquês Peter Lund desenvolveu pesquisas nas grutas calcárias do vale do Rio das Velhas. O ambiente cársico conserva fósseis e permite encontrá-los em boas condições milhares de anos depois do desaparecimento dos animais. Esses achados fósseis descobertos por Lund contribuíram significativamente para os estudos de Charles Darwin sobre a teoria da evolução.

Saída privativa: Terça-feira a domingo

Horário de saída: 09:00 – Pousada na Serra do Cipó

Itinerário:

Encontro dos participantes em Belo Horizonte ou na Serra do Cipó;

Trilha leve no Parque Estadual do Sumidouro;

Visita do Museu Peter Lund e da Gruta da Lapinha;

 

Distância da Capital: 50 km

Caminhada leve: 3 km (total)

Duração: 09 horas

Nível de preparação: 
Caminhada de 120 minutos, com uma subida leve.

Inclui: Entrada, transporte e guiamento

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

O que levar: Roupas leves, roupa de banho, toalha, tênis/botas, boné, máquina fotográfica, protetor solar, óculos escuros, repelente.

Alimentação: sanduíches naturais, frutas desidratadas, cereais, castanhas, biscoitos, água, bebidas isotônicas, produtos energéticos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *