Entre as espécies estudadas no parque, foram identificadas mais de duzentas espécies de orquídeas, além de exemplares de candeias, macaúba, angico, ipê-amarelo, entre outros. Essa diversidade vegetal provê suporte a uma fauna também variada, onde convivem pelo menos 274 espécies de aves (beija-flores, seriemas, tucano-de-peito-amarelo e outras) e 65 espécies de mamíferos como saguis, sauás, quatis, suçuaranas, raposas, antas, pacas, o tamanduá-mirim e o lobo-guará, entre outros.
Este Parque conta com várias atrações, como caminhadas e banhos em piscinas naturais. Todas as noites é possível observar uma família de lobos-guará que vive no local. Os lobos fazem a sua primeira refeição da noite no adro da igreja, possibilitando uma experiência única aos visitantes.
Caraça é o nome de um trecho da Serra do Espinhaço, localizado nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Local do antigo colégio Caraça, onde importantes personalidades da história brasileira estudaram. No século XIX, o colégio foi visitado pelos Imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, cujas impressões ainda podem ser vistas no Museu do Colégio ou ainda na Biblioteca.
Hoje, o Caraça é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).
Curiosidades:
Existe a possibilidade de fazer um trecho do caminho de trem.
Distância da capital: 120km
Visita ao Santuário do Caraça de trem (1 dia)
Saída privativa: Todos os dias!
06:30 Encontro dos participantes
07:30 Saída de trem – Praça da Estação Belo Horizonte
09:30 Visita ao Santuário
10:30 Visita à Cachoeira
12:00 Almoço
13:00 Opcional: Trilha na mata atlântica ou visita dos outros atrativos como a prainha, capela, banho do imperador etc.
17:00 Volta de carro
19:00 Chegada a Belo Horizonte


Deixe uma resposta